sábado, 18 de junho de 2022

Correspondência Jurídica: o que é? Vale a pena?


💡Atuar como correspondente jurídico é uma ótima oportunidade para estudantes e jovens advogados que estão ingressando no mercado de trabalho, como também advogados que precisam complementar sua renda.


De qualquer maneira, é fato que o papel do correspondente jurídico já está consolidado na área do direito.


Contar com um correspondente jurídico ou advogado de apoio é essencial para o bom funcionamento de escritórios de advocacia que possuem altas demandas ou processos em comarcas distantes.

🤔 Mas...o que faz um correspondente jurídico?
Quem atua como correspondente jurídico realiza diversos serviços para empresas, escritórios de advocacia ou advogados autônomos. Os serviços desse profissional envolvem a atuação em diligências ou audiências em suas próprias cidades para dar suporte a clientes que não possuem escritórios ou filiais no local.


Dentre as funções de um correspondente jurídico estão, por exemplo:
👉 Fazer cópias de processos e protocolo de petições;
👉 Retirar alvarás;
👉 Redigir petições;
👉 Despachar com juízes;
👉 Participar de audiências e outras funções relacionadas às diligências.

Há que se destacar que para boa parte das atividades desenvolvidas pelo correspondente jurídico, o profissional não precisa ser necessariamente advogado.


Assim, as portas se abrem para estudantes que possuem a carteira de estagiário da OAB. Ou seja, ser correspondente jurídico pode ajudar a conquistar tanto experiência na área como uma renda extra. 

Advogados correspondentes também podem realizar audiências como advogados do processo ou prepostos.

 
⚠️ Dicas para se tornar um correspondente jurídico:


👉 Participe de grupos de correspondentes jurídicos nas redes sociais e exponha seu currículo e suas áreas de atuação para possíveis interessados;


👉 Filie-se a escritórios de outras localidades para atender possíveis demandas em seu domicílio profissional;


👉 Entre em contato com empresas que contratam profissionais liberais;


👉 Cadastre-se em sites de correspondência jurídica. Essas empresas, conectam advogados autônomos e escritórios a correspondentes jurídicos, e intermediam a contratação, negociação de valores e controle da execução dos serviços contratados.


⚠️Antes de mais nada, para contratar um advogado correspondente é necessário analisar certos aspectos essenciais para sua atuação, como: ética, qualificação e comunicação.


💡Dito isso, separei alguns nomes de sites para que seja feito seu cadastro e que você já possa começar a trabalhar.

 
São eles: jurídico certo, migalhas, juriscorrespondentes, apoio forense, logjur, diligeiro, jus.com.br e todos advogados.

🌟Espero que eu tenha gostado do conteúdo e que eu tenha te ajudado de alguma forma.


💞 Um grande abraço!


#advocacia #iniciandonaadvocacia #jovemadvogado #cja #oab #advocacia #correspondenciajuridica #legalmente #advocaciadeapoio #correspondente #advogada #advogado #timon #teresina

⚠️👉 Siga nossas redes sociais:
@saraesse_
@saraesselima.adv
@advogadas.independentes
@legalmente.blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Guia do Jovem Advogado: O Que Você Precisa Saber Para Iniciar Sua Carreira

A carreira de advogado é um caminho desafiador, porém gratificante, que exige habilidades, conhecimento e preparação.  Para os jovens advoga...