E agora, doutor (a)?
Consegui passar no 'bendito' exame da OAB. Foi um gigante desafio, mas depois de passar por ele e receber a tão sonhada "vermelhinha" , surgem as dúvidas: e agora? Como atuar no mercado de advocacia? O que devo fazer? Qual carreira devo seguir?
Vamos por partes:
Primeiramente, após receber seu número/certidão/carteirinha provisória, compareça a sua Subseção ou mesmo Seccional e adquira seu 'certificado digital' (token) e realize sua validação. Outra forma de aquisição do certificado são por empresas certificadoras, como por exemplo, Certisign ou Serasa. Você pode solicitar pelo site dessas empresas, mas depois deve comparecer a sede da certificadora escolhida, levar a documentação solicitada no site e realizar a validação do token. Depois disso, você já está habilitado para o peticionamento eletrônico!
Em seguida, instalação dos programas PJE e Shodo (área trabalhista), que pode ser realizado na sede de sua Seccional ou via remoto (setor de inscrição/T.I da OAB), por agendamento. Nos sites dos tribunais, atualmente, existe aba PJE, com o passo a passo da instalação dos programas.
Certo! Já estou com meu certificado e com os programas instalados. E os clientes? Bem, no início de carreira, os clientes apareceram por indicação de pessoas próximas, como por exemplo, algum colega, família...
Beleza! Mas... como posso 'aparecer' para os clientes se não posso fazer propaganda?
A dica que dou é: crie redes sociais, se puder impulsionar, melhor. Faça seu network, compareça em eventos, se inscreva em Comissões Temáticas da OAB, faça cartão de visitas, parcerias com outros colegas. Garanto que te ajudará bastante!
Massa, Saraesse! Só tenho mais um probleminha... não tenho escritório físico. Como faço pra atender meu cliente?
Marque em um local que te deixe a vontade para atender, como por exemplo, um café, um shopping, um restaurante...
Em algumas Subseções e Seccionais já existem salas e office's para resolver esse probleminha também. Há fóruns e juizados que possuem salas da OAB. Há escritórios que também alugam salas por hora de uso. Enfim, problema resolvido, não é?
Perfeito! Última dúvida, Sara: como cobrar meu cliente? Pesquise no Google ou no site de sua Seccional, a tabela de honorários do seu estado. Lá você encontrará um 'norte', um parâmetro de cobrança. A tabela serve como base , pois os valores descritos nela são os mínimos, ou seja, tente não cobrar a menos, pois além de ser considerado infração, desvaloriza seu trabalho, desvaloriza a classe.
E aí? Gostou das dicas? Espero que sim e que de alguma forma tenha te ajudado a iniciar nesse novo e grande desafio!
Deixe seu feedback!
Um abraço! 💞
Nenhum comentário:
Postar um comentário